Retífica de Motores
A Império dos Motores trabalha com profissionais qualificados e experientes no processo de Retífica de Motores, seja retífica de motores diesel ou retífica de motores gasolina. Para isso, aplicamos uma série de critérios para seguirmos a norma NBR 13032 da ABNT.
Temos ferramentas e maquinários que nos permitem realizar um trabalho de qualidade primorosa. Deixamos o seu motor como se ele tivesse acabado de sair da fábrica.
Selecione uma das categorias abaixo para ver os motores/veículos que trabalhamos
Motores Diesel
Confira em uma lista os modelos de motores à diesel que trabalhamos. Você pode filtrar por modelo do carro.
Motores Gasolina
Confira em uma lista os modelos de motores à gasolina que trabalhamos. Você pode filtrar por modelo do carro.
Você sabe como funciona a retífica de um motor?
O motor do seu carro anda barulhento? E consumindo muito óleo lubrificante?
Isso ocorre porque o motor sofre um desgaste natural com o passar do tempo, e suas peças necessitam ser trocadas, e conforme o atrito entre os componentes é normal o surgimento de folgas do interior do motor, e levando com isso a perda de potência e aumento de consumo de óleo e combustível, é nesse momento que seu motor precisa ser retificado.
Outros fatores que também podem acarretar isso são:
- Quebra da correia dentada
- Motor em super aquecimento
- Não trocar óleo e filtro do motor na data correta
- Falta de manutenção preventiva.
- Outros
Existem 2 tipos de retífica: A parcial e a completa!
Retífica Parcial: Bloco, Cabeçote e componentes internos ( pistão, biela, virabrequim)
Retífica Completa: Motor com todos seus Componentes
Um profissional qualificado e idôneo, através de um exame criterioso do funcionamento do motor, o orientará sobre a melhor solução de retífica.
Para um melhor entendimento, descrevemos abaixo as etapas do trabalho de uma retífica de um motor:
1 - Retirar o motor do veículo
- Motor em Linha
- Cilindros Opostos
- Motor em “V”
2 - Desmontagem do motor
- Lavagem química das peças
- Inspeção e seleção das peças que estão em bom estado e que podem ser reaproveitadas
- Pulverização das peças selecionadas com óleo anti-ferrugem.
3 - Bloco do motor
É o componente que agrupa todas as demais peças da parte baixa do motor.
Retificar e brunir (uma espécie de polimento) os cilindros (local em que trabalham os pistões).
Este trabalho consiste em recuperar os cilindros, deixando-os numa medida imediatamente superior, ou, em alguns casos, passando-os novamente para a medida Standard, com as devidas folgas para o perfeito funcionamento dos pistões e anéis.
4 - Pistões
São os êmbolos responsáveis pela aspiração da mistura ar/combustível, pela compressão desta mistura, que recebe a força da explosão da mistura e que expulsa os gases queimados.
Os pistões poderão, após rigoroso exame e medição, serem eventualmente reaproveitados.
No entanto, o mais correto é substituí-los por novos.
Os anéis, que trabalham instalados nos pistões, precisam sempre ser substituídos.
Após serem examinados, se estiverem em boas condições, podem ser reaproveitados para diminuir o custo da retífica.
5 - Bielas
São os braços que transmitem a energia gerada na câmara de combustão para o virabrequim.
As bielas precisam sem testadas em uma máquina chamada Magnaflux(*), para identificar se possuem trincas externas ou pontos de fadiga que poderão fazê-las quebrar ou entortar.
Também deverão ser verificados os alinhamentos, substituir as buchas e bronzinas.
No caso das bielas serem recusadas no teste de qualidade, deverão ser substituídas.
6 - Virabrequim ou árvore de manivelas
Deverá ser feito um teste de magnaflux para verificar se não há trincas no virabrequim.
Após aprovado, o virabrequim passará por uma retífica de seus colos de bielas e de mancais (as partes que são apoiadas no bloco e que receberão as bielas).
Posteriormente, será feito um polimento nestes colos, para um perfeito assentamento das BRONZINAS, que são pequenas peças, com o formato de semicírculo, e que servirão de pista de rolamento entre as partes, protegidas por um filme de óleo lubrificante.
7 - Comando de válvulas ou eixo de comando
O comando de válvulas executa a tarefa de, sincronizado com o funcionamento do motor, abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape.
É feito um teste de magnaflux para detectar possíveis trincas e verificado os seus cames (ressaltos), quanto a sua altura e angulação.
No caso da peça ser aprovada, será feita uma retífica nos colos centrais; em caso contrário, deverá ser feita a sua substituição.
8 - Cabeçote
- Teste hidrostático.
- Jato de micro esfera.
- Plainar base.
- Substituir guias das válvulas de admissão e escape.
- Retificar válvulas de admissão e escape.
- Esmerilhar válvulas e montar.
- Retificar sedes de admissão e escape.
9 - Serviços diversos
- Retificar tuchos das válvulas.
- Retificar volante do motor.
- Recondicionar bomba de óleo
- Lavagem fina para montagem
- Montagem completa (motor).
- Funcionamento do motor em banco de provas.
- Pintura do motor e embalagem.
10 - Montagem final
- Montagem de todas as peças, seguindo as especificações dos fabricantes.
- Teste do motor em dinamômetro.
- Pintura do motor.
- Montagem do motor no veículo.
- Afinação final, seguindo o “check-list” de reinstalação do veículo.
- Teste de rua e entrega do veículo ao proprietário.
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